Povos do Brasil


Enciclopédia dos Povos Indígenas 

Esta página dá acesso a textos e imagens com informações específicas sobre povos indígenas que vivem no Brasil contemporâneo. Os critérios e problemas envolvidos na classificação dos grupos e na elaboração dos verbetes da encilopédia estão apresentados na introdução a seguir.


Introdução


A Enciclopédia dos Povos Indígenas tem o propósito de reunir verbetes com informações e análises de todos os povos indígenas que habitam o território nacional. Essa não é uma tarefa fácil. A história dos grupos inclui processos de fusão e divisão; conseqüentemente, estabelecer os critérios do que diferencia um "povo" de uma "comunidade" ou de um "subgrupo" é algo arbitrário e nem sempre consensual. Assim, elaborar uma lista contabilizando e classificando os povos indígenas acarreta sempre imprecisão e provisoriedade.


A lista de povos também pode ser alterada devido ao aparecimento de novas etnias, seja quando se encontram Índios "isolados", seja por meio das chamadas "identidades emergentes". Se esses fatores podem fazer com que a lista aumente, ela também pode diminuir, já que o risco de extinção de grupos inteiros não está totalmente afastado (ver População indígena no Brasil). Como agravante, a maioria das etnias é conhecida por mais de um nome (ver Sobre os nomes dos povos).
Ademais, existem dificuldades relativas ao conteúdo dos verbetes. O conhecimento acumulado e publicado sobre cada povo é bastante irregular, acarretando em que os textos tenham diferentes tamanhos e se distingam pela atenção que dão a cada tema. Por fim, ainda há verbetes em processo de elaboração ou por fazer, em razão da ausência de pesquisadores especializados ou de sua pouca disponibilidade.

Verbetes sobre os povos

A lista abaixo apresenta várias denominações diferentes para um mesmo povo. Kayapó ou Caiapó, Yanomami ou Ianomami, Ashaninka ou Kampa... Há muitos casos como estes. Trata-se, sempre, de mais de uma entrada para o mesmo verbete.
Escolha a letra inicial do nome que procura. Os itens grafados em amarelo correspondem aos verbetes existentes na Enciclopédia. Os outros itens dizem respeito a verbetes que ainda estão sendo elaborados; nesses casos, as informações disponíveis limitam-se ao que está na páginaQuadro geral.

Verbetes especiais

Existem ainda verbetes que não dizem respeito a um povo especificamente, mas a um conjunto de etnias que, a despeito de falarem diferentes línguas e guardarem entre si uma série de especificidades, habitam uma mesma região e estão fortemente articuladas por uma rede de trocas que envolve intercasamentos, comércio, rituais coletivos e associações políticas. Há ainda o caso dos Timbira, cujos grupos falam uma só língua, mas encontram-se dispersos e possuem significativas diferenças culturais e históricas no contato com outros índios e com a população não indígena.

Noroeste amazônico(Etnias do UaupésEtnias do IçanaEtnias do Xié e Alto Rio NegroEtnias Maku)
Parque Indígena do Xingu
Timbira